domingo, 26 de abril de 2009

Dois dias, dois eventos

Ainda que a ideia fosse sair de Los Angeles este fim-de-semana, os planos foram adiados dado as várias questões relacionadas com a aquisição/aluguer de carro; para além dos impostos e seguros que desconhecemos, os carros que temos visto não são assim tão baratos, para além de nos faltar noção do mercado não só para a compra como também para a venda quando for altura de regressarmos a Portugal. Decidimos por isso aproveitar o que a cidade nos tem para oferecer, neste caso o Festival of Books, no sábado, e a Broadway Fiesta, hoje.

Festival of Books
Anunciado como um festival do livro, o resultado é um pouco diferente da nossa feira do livro no Parque Eduardo VII. Aqui os expositores são muitos, talvez até mais do que a nossa, no entanto, uma boa parte deles estão dedicados à comida e não à literatura (50% para cada um destes dois temas, vá). A maioria das editoras optou por divulgar um ou dois dos seus êxitos em lugar de encher o seu espaço com uma amostra mais abrangente de todos os livros que publicou. Ainda assim, outras colocaram inúmeras prateleiras repletas de livros a preços de feira, chegando mesmo a haver uma a 5 dólares ou menos; claro que a afluência de gente neste ultimo caso era muito grande o que dificulta a compra a pessoas que não tenham em mente um item em particular. Na parte de gastronomia (concentrada em vários ‘hot spots’), pode encontrar-se vários tipos de comida a vários preços, mas todos um pouco inflacionados.
Realizada no campus da UCLA - University of California, Los Angeles (pública) - com vários jardins e longe dos bairros pobres que envolvem a USC no centro da cidade, aqui o envolvente proporciona uma tarde bem passada, num ambiente relativamente calmo, culto e agradável, como aliás seria de esperar neste tipo de eventos.

Fiesta Broadway
O nome é derivado directamente da localização da mesma, ao longo da Broadway, downtown LA. O cartaz da festa prometia o maior mercado latino nos Estados Unidos, podendo os feirantes esperar:
- Mais de 500 000 latinos presentes
- 24 quarteirões da baixa de Los Angeles
- A maior celebração do 5 de Maio no mundo
- O maior evento hispânico no maior mercado nos EUA
Esta festa é realizada no último domingo de Abril, estando intimamente ligada ao 5 de Maio celebrado pelos Mexicanos (vindo daí as cores da verde, branco e vermelho do marketing associado à campanha). Segundo consta, no 5 de Maio esta nação comemora a vitória do seu exército, comandado pelo General Ignacio Zaragoza Seguín, sobre as forcas Francesas em 1862. Para além do exército mexicano ser muito inferior em número, esta batalha marca também última invasão do continente americano por exércitos de outro continente. No entanto, não é um feriado obrigatório no México ao contrário do dia da independência deste país da Espanha, a 16 de Setembro 1810.
Em Los Angeles o 5 de Maio não é feriado, no entanto, é muito celebrado, tendo já me sido descrito como um dos 3 maiores dias de bebida da cidade. Contudo, não é este o cenário que se encontra na Fiesta Broadway, um pouco mais para as famílias, estando o foco nas várias barraquinhas que se encontram alinhadas ao longo da rua, distribuindo lembranças gratuitas (um pouco ao estilo Rock In Rio Lisboa). No topo da rua há um palco onde se podem observar algumas bandas mexicanas.


Por aqui parece haver uma banalização do superior; os eventos são frequentemente anunciados como ‘o maior...’ ainda que isso nem sempre se traduza em números impressionantes para o visitante. Não sei se era de facto o maior festival de livros do mundo ou a maior celebração do 5 de Maio do mundo mas de facto eram eventos muito distintos mas ambos requerendo presença obrigatória Nos filmes em baixo tentamos passar um pouco a ambiente de cada um deles; vocês façam os paralelismos. Perdoem o emplastro que aparece na feira do livro :D.



Sem comentários: