quarta-feira, 1 de julho de 2009

Dodgers' Game

Ao contrário dos bilhetes para o basketball ou mesmo o football americano, os bilhetes de baseball são bastante acessíveis para que todas as famílias possam desfrutar deste desporto no estádio. Sendo um ícone tão grande da cultura americana, decidimos juntar-nos aos Dodgers no último dos 3 jogos em casa contra os Colorado Rockies.

A partida começava às 12:10 a meio da semana (hoje precisamente) e, ainda que seja uma semana mais calma por causa do 4 de Julho, imaginei que o estádio estivesse um pouco para o vazio. Na verdade não estava cheio mas a afluência surpreendeu-me; uma coisa engraçada é o número de colégios e campos de férias presentes, tal como em Portugal vamos ao Circo…

Depois de apresentados os jogadores de Los Angeles com a banda sonora da Guerra das Estrelas (não a mais conhecida, a da entrega das medalhas em Yavin IV, no episódio VI), começou então a partida. O jogo em si é para nós um tanto obscuro e sem dúvida bastante parado, principalmente se compararmos com o basketball ou a nossa bola. Na ausência de jogadores a conseguirem dar a volta às 4 bases, só nos restava tentar adivinhar o resultado da partida. Esta leitura de sina prolongou-se quase até ao final do jogo, estando nós já preparados para ver o resumo na TV a fim de entendermos a dinâmica e o resultado da coisa. No entanto a equipa da casa conseguiu dar uma volta ao estádio e a expulsão de alegria não deixou espaço para dúvidas de quem estava a ganhar. No final, um dos quadros electrónicos anunciou a vitória dos Dodgers, desfazendo todas as dúvidas.

Em termos de manifestação dos adeptos, começaram tímidos mas, com o decorrer da partida, toda a gente começou a ser um pouco mais efusiva.
Ao contrário do que eu assumi, que era raro as bolas saírem para a assistência, durante a partida pelo menos 4 bolas foram atribuídas aos fãs nas bancadas. Apanhar uma destas bolas é tão importante para os presentes como o próprio jogo, que por vezes parece mais uma desculpa para a reunião da multidão.
Muitas outras distracções estão presentes, como umas bolas de praia a circular por entre a multidão, músicas para toda a gente cantar (têm a letra no ecrã para quem não souber), o Hino Americano (também “legendado” para os menos lembrados), sessões de exercício e, claro, comida. O Dodgers Dog é um must para a assistência. Aproveitando a hora de almoço, claro que o experimentamos; um cachorro normal.
O número de vendedores nas bancadas também é muito superior aos dos nossos jogos, para além de estarem presentes mesmo quando a partida está a decorrer, o que é impensável durante qualquer partida portuguesa.

Há muitas outras receitas para a equipa, que não a venda de bilhetes. Para além do dinheiro proveniente do estacionamento (pelo menos 15 dólares por carro), chapéus, t-shirts, bolas e outras lembranças, há muita comida, como se pode no final verificar com todo o lixo deixado para trás pelos adeptos.
O baseball é um grande evento social dentro das suas comunidades.

2 comentários:

Jacquet disse...

Rapariga,

Não existe nenhuma entrega de medalhas em Alderaan no episódio VI. Se há qualquer tipo de celebração neste episódio acontece em Endor!

A entrega de medalhas de que falas acontece no episódio IV e não é em Alderaan mas sim em Yavin IV. =)

Beijocas

Estela Barroco disse...

Tens razão, é Yavin IV. Já está corrigida esta falha!
As minhas desculpas aos fãs da guerra das estrelas. :D