terça-feira, 4 de agosto de 2009

San Diego

Junto ao Oceano Pacífico, mesmo na fronteira com o México, San Diego é a 2ª maior cidade da Califórnia, logo a seguir a Los Angeles, e a 6ª em termos de país. No entanto, ao contrário da cidade dos anjos que se espalhou e cujo centro está um pouco degradado, San Diego apresenta uma baixa convidativa, cheia de lojas e animação nocturna - termina tudo às 2h na mesma, não vamos pensar em loucuras… :D

San Diego tem um dos melhores jardins zoológicos dos EUA, com 4 dos 14 ursos pandas do país, para além de muitos outros animais dos vários cantos do mundo. Os pandas são muito sensíveis, o que em parte torna a visita aos mesmos única; até à entrada está o barulho normal de um parque mas dentro da área reservada está tudo em silêncio, no nosso caso em específico, a documentar o animal a comer de costas para a plateia. O zoo está separado por zonas do planeta, sendo que de África veio, entre outros animais, um rinoceronte! As áreas verdes são utilizadas para produzir a vegetação que alimenta os animais presentes. O eucalipto é umas das árvores que se adaptou muito bem ao clima de San Diego e, talvez por isso, o zoo tem um grande número de koalas! E não estavam todos a dormir quando os visitamos, alguns estavam a comer (a olhar para as pessoas) ou simplesmente a dar uma voltinha de posição!

Um dos pontos centrais do turismo nesta cidade é a Old Town, agora um parque estadual. Este foi o início de San Diego, ainda que com o crescimento se tenha construído uma nova downtown, encostada ao porto marítimo e ainda hoje o centro real da cidade. Por ter sido declarado parque, todas as casas aqui estão recuperadas com os traços e interiores o mais próximo possível do original; no entanto, nenhuma serve agora para habitação, estão todas rendidas ao turismo, quer como restaurantes/bares, lojas ou casas-museu. O estilo encontra-se bem próximo do tradicional mexicano ainda que com o tempo se tenha vindo a americanizar. Em Los Angeles existe algo semelhante, El Pueblo, no entanto este não foi declarado parque estadual e a sua dimensão é insignificante quando comparada com a Old Town de San Diego.
A cidade é um comum destino de férias na costa oeste onde nos encontramos, em grande parte devido ao óptimo tempo que dura todo o ano. Aqui, os casinos de Las Vegas dão lugar aos milhares de praias que preenchem toda a costa do condado, tornando-a numa espécie de Algarve; ou o Algarve numa espécie de San Diego County, tudo depende da perspectiva, claro.


Nós saímos de Los Angeles na 6ªfeira ao final da tarde, com a ideia de vermos as praias do Orange County no caminho para Sul. Apesar do trânsito que apanhámos (a hora de ponta aqui é diferente, vivem mesmo cedo…), ainda conseguimos ver a grande maioria das praias pelo caminho, ainda que em muitas delas não tenha sido possível fazer uma desejada pausa para a apreciar.

De regresso, na 2ªfeira, aproveitámos para dar mais um saltinho às praias do condado para além de mergulharmos um pouco na história da Califórnia, visitando uma das missões, Mission de San Juan de Capistrano (na verdade são conventos), com que os espanhóis e posteriormente os mexicanos colonizaram esta terra, ao longo da costa. Um elevado número de missões sobrevive até aos dias de hoje, ainda que a maioria sejam agora atracções turísticas, e foram o pólo de fixação de muitas das comunidades ainda hoje existentes, como são os casos de San Francisco, San Diego, Santa Barbara e San Jose, só por exemplo; Los Angeles é uma das cidades de génese diferente.

Sem comentários: