segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Luz, Camara, Acção!

É impossível vir a Los Angeles e não reconhecer o impacto da indústria cinematográfica nesta cidade. Por isso, uma das passagens obrigatórias é um estúdio cinematográfico. Apesar de existirem muitos na área, nem todos estão abertos ao público; de facto, uma das excepções é o Universal Studios, convenientemente localizado em Hollywood. Neste caso, o dono do estúdio abriu um circuito para que toda a gente pode-se ter acesso uma visão sobre este mundo, ainda que pagando uma entrada, claro.

Hoje em dia, o estúdio tornou-se um novo parque de diversões, tal como tantos outros aqui nos EUA, abrindo mesmo uma nova localização, na Florida, um pouco à imagem da Disneyland. Ainda que o tema seja diferente, tendo a indústria cinematográfica substituído o Mickey, a verdade é que estão lá as montanhas russas, as apresentações 3D, a comida e mesmo as personagens que desfilam pelas ruas do estúdio, incluindo, pelo menos, uma múmia, o Frankenstein, e uma actuação da Marilyn Monroe.

Uma das coisas que é única e se mantêm é a visita aos estúdios, Studio Tour. Uma carrinha aberta leva os turistas por várias zonas de filmagem, ao mesmo tempo que vai dando uma apresentação mesmo ao estilo americano, desprezando um pouco os factos/história em prol do divertimento. No entanto, é possível ver alguns dos cenários utilizados em variadíssimos filmes e séries televisivas da Universal Pictures, destacando-se o motel (Psico), o lago com o tubarão (Jaws), uma ponte e aldeia mexicana (para milhares de westerns), carros (com coreografia) do filme The Fast and the Furious: Tokyo Drift, cenário para o Jurassic Park, barco e ilhotas do King Kong, a queda de um avião (War of the Worlds), metro que cede a um terramoto e um bairro americano (Wisteria Lane, Desperate Housewives).

Começámos o dia pela Studio Tour, o ponto essencial da nossa ida aos estúdios, tendo rapidamente visto tudo o que estava ligado à indústria cinematográfica. No resto do dia aproveitámos para experimentar quase todas as atracções do parque. Quando fechou seguimos para a Universal CityWalk, uma espécie de centro comercial às portas do estúdio, cheio de lojas, cinemas e restaurantes.


Hoje seleccionei dois filmes. O primeiro é já o tradicional, com algumas imagens da nosso passeio pelo estúdio, neste caso acompanhado pela música de uns conhecidos desenhos animados produzidos pela Universal Pictures. O segundo é um excerto da Studio Tour, o Tokyo Drift, com a banda sonora original; creio que ilustra o que eu queria dizer em cima com a típica mistura cultura/divertimento dos EUA mas é sempre melhor cada um julgar por si.


Mais fotos estão no sítio do costume, com link directo aqui.

Sem comentários: